Pages

igrejas

AVISO À POPULAÇÃO

2017-08-01

É do conhecimento da população da presença da Vespa Velutina (Vespa Asiática) em Portugal mas aparentemente achava-se que estava circunscrita ao Norte do País.



No entanto já existem relatos de avistamentos de Vespas Asiáticas em Águas Belas apesar de ainda não se ter conhecimento de qualquer ninho nesta zona.

Os principais efeitos da presença desta espécie não indígena manifestam-se me várias vertentes, sendo de realçar:
  • Na apicultura – por se tratar de uma espécie carnívora e predadoras das abelhas;
  • Para a saúde pública – não sendo mais agressivas

A detenção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de Vespa Velutina deverá ser comunicada através de um dos seguintes meios:
  • Contatar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520)
  • Contatar a Câmara Municipal
  • Denunciar no portal www.sosvespa.pt


É importante a população saber o que deverá fazer para identificar corretamente a espécie e se estiver na presença da mesma quais os cuidados a ter.

A Vespa de patas amarelas (Vespa Asiática ou Vespa Velutina), é predominantemente preta com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja e as suas patas são amarelas nas pontas.






Na Primavera, cada rainha constrói o seu ninho sozinha, na maioria das vezes num lugar protegido. Os ninhos embrionários da Vespa Asiática parecem-se com pequenas esferas, com 5 a 10 cm de diâmetro e com abertura no fundo. A colónia de vespas não hesita em se deslocar para outro local, se o primeiro se tornou inseguro.




Os ninhos secundários situam-se geralmente em árvores acima dos 10 cm de altura são esféricos ou em forma de pêra, com uma pequena abertura lateral (60x80cm).






Se suspeitar de algum ninho contate as entidades acima referidas.
 

A FREGUESIA

A FREGUESIA
39° 42′ 45″ N, 8° 18′ 9″ W

METEOROLOGIA

Tempo Águas Belas

ARQUIVO

Número total de visualizações de páginas