Pages

igrejas

Passeio sénior - Visita a Lamego

2017-06-05

Realizou-se no passado sábado dia 3 de Junho, o tradicional passeio sénior, organizado pela Junta de Freguesia de Águas Belas. O destino foi Lamego, uma terra lindíssima, como podemos todos comprovar. 
Ao chegarmos fomos agradavelmente recebidos pelo Senhor Vice Presidente da Câmara de Lamego, que quis desta forma prestar as honras da sua terra nas Caves da Raposeira, onde tivemos o gosto de não só saber como se fabrica o tão conhecido espumante, como também a história secular do inicio da sua existência, seguindo-se a visita pelas caves, e por fim a degustação do espumante.
Seguimos rumo ao deslumbrante Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. 
"O santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu desde o século XIV, uma capela dedicada a Santo Estêvão. No século XVI, esta capela ameaçava ruína e foi mandada construir uma nova igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo. Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios. Este santuário, cujas festas principais se realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano." 

Tivemos um delicioso almoço no típico e tradicional Restaurante da região "Manjar do Douro" um momento muito agradável de convívio, boa comida, bom vinho, não estivéssemos nós em Lamego!

Após o agradável almoço, fomos à Sé de Lamego.
"restaurada a diocese no século XI, Lamego possuiu uma sé edificada no reinado de Afonso Henriques da qual nada resta. Da obra medieval sobra a torre lateral, do séc. XIII ou XIV, pois o templo foi reconstruído na transição do século XV para XVI. A fachada principal, obra do mestre João Lopes (1508-1515), é do gótico final. O interior foi renovado no séc. XVIII. O claustro apresenta belas arcadas renascentistas."

De regresso a casa não podemos deixar de passar pela Régua onde deslumbrámos as belíssimas encostas de vinha verdejante, verdadeiros jardins, banhadas pelo gracioso rio Douro. 
Para terminar, fizemos uma pequena paragem em Viseu para um gracioso lanche. 
Foi assim proporcionado a todos nós um dia maravilhoso, de muita alegria, convívio, boa disposição.
O executivo da Junta de Freguesia  de Águas Belas quer agradecer a todos por este notável dia.
Queremos agradecer de forma muito especial à Câmara Municipal de Lamego por toda a atenção, e disponibilidade prestada, à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere pela cedência dos autocarros, pois sem esse apoio não seria possível a realização deste passeio e por fim, um caloroso e grande obrigado, ao nosso guia turístico o Sr. Santos. 

Um bem haja e um muito obrigada a todos! 


















































 

A FREGUESIA

A FREGUESIA
39° 42′ 45″ N, 8° 18′ 9″ W

METEOROLOGIA

Tempo Águas Belas

ARQUIVO

Número total de visualizações de páginas